Correio Popular Notícia



Óleo de soja, girassol, canola e milho. Qual escolher?

Data da notícia: 2015-03-02 11:56:43
Foto:

Nós já sabemos que consumir alimentos fritos não é a melhor opção para quem está procurando manter uma dieta saudável. Porém, quando bate aquela vontade de comer fritura, ou mesmo para realizar as preparações do dia a dia, qual seria o tio de óleo mais saudável?

Hoje em dia encontramos uma variedade enorme de óleos nas prateleiras dos supermercados. Mas qual será o melhor para levar pra casa? Qual o melhor para cozinhar, fritar ou temperar salada? Qual o melhor para a minha saúde? Pensando nisso separamos alguns óleos para esclarecer algumas dúvidas. A gordura é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, portanto pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que seja com moderação.

Uma boa dica é não reutilizar os óleos aquecidos, quanto mais aquecidos menos gordura insaturada eles têm e com mais gordura saturada ficam, alterando o que era bom para ruim. O ideal é variar os tipos de óleos para conseguir aproveitar os benefícios que cada um pode oferecer em quantidade moderada.


Óleo de soja - Rico em gordura poliinsaturadaômega 3 e ômega 6. Este tipo de gordura combinada ajuda no processo antiinflamatório, diminui risco de doenças cardiovasculares, regula os níveis de colesterol total, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Outro fator positivo deste óleo é o custo-benefício, sendo o óleo mais em conta. Pode ser aquecido até 180ºC sem perder as propriedades.

Óleo de milho - Rico em gordura poliinsaturada - ômega 6 - e monoinsaturada, ajuda a melhorar os níveis do colesterol, protege as artérias e melhora o sistema imunológico.

Óleo de Girassol - Contem ômega 6 e 9 porém em pequenas quantidades. Mas é rico em vitamina E, que é considerada um poderoso antioxidante no combate ao envelhecimento e estresse oxidativo além de auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico; e gordura monoinsaturada, ótimo para prevenir doenças cardiovasculares. É um pouco mais resistente do que os outros óleos, podendo ser aquecido até 200ºC.

Óleo de Canola - Conhecido como monoinsaturado, decorrente do alto teor deste tipo de gordura. Contem menos teor de gordura saturada: menos que os de soja, milho e girassol. Tem ótima relação ômega 3 e 6 e pode ser substituído pelo azeite, mas por ser refinado acaba perdendo um pouco de suas propriedades. A grande vantagem é o preço menor que o azeite. Pode ser aquecido até 180ºC.

Azeite de Oliva - É o mais famoso óleo monoinsaturado, seu consumo moderado ajuda a manter o colesterol dentro dos níveis normais e aumenta os níveis do colesterol bom - HDL. É rico em vitamina E e ajuda a regular o intestino. Previne doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças crônicas. A diferença entre o azeite e o azeite extra-virgem é a acidez de cada um, quanto menor a acidez maior a pureza do produto. O extra-virgem é menos ácido e é recomendado utilizar na forma crua, como em temperos de salada. Já o azeite é mais ácido sendo recomendado para o cozimento. Com informações do site Mais Equilíbrio.

Fonte:






Noticia vista 1375 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.